10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 Dezembro, tendo esta data sido escolhida para assinalar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Esta Declaração enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos e foi assinada por 58 estados. Teve como objectivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e promover o fim de todos os tipos de discriminação, fomentando a igualdade entre todos os cidadãos.
O dia comemorativo é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem. O dia 10 Dezembro é também assinalado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.
A biblioteca, para assinalar a data, foi às salas de aula sensibilizar os alunos para a temática  e projetou o   filme "12 anos de escravidão.

Comentários