Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - 23.04.2013
No âmbito da efeméride, realizou-se na Biblioteca
Escolar da Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais a iniciativa “Somos
«feitos» pelos livros que lemos”, em parceria com a BE da Escola sede do
Agrupamento de Escolas de Mirandela.
Após ter sido explicado o significado
subjacente à celebração deste dia em vários países e feita uma síntese do
trabalho a desenvolver pelos alunos das duas instituições de ensino, passou-se
ao momento intitulado “Eu sou o que leio!”, conduzido pelas docentes
Conceição Carneiro (EPA) e Madalena Pinto (AEM), adeptas fervorosas da leitura.
Deste modo, a professora Madalena falou da sua relação com a leitura e
com a escrita, tendo terminado com a recitação, de cor, de um poema da sua
autoria.
Seguidamente, a professora Conceição Carneiro, recorrendo à excelente
apresentação elaborada com a ferramenta Prezi, abordou a sua grande paixão pelos
livros, partilhou leituras, explicou o funcionamento do Bookcrossing e relatou
a sua experiência enquanto Bookcrosser. No final da sua enriquecedora
intervenção, comunicou aos alunos que ia deixar pela Escola alguns dos seus
livros para serem descobertos por leitores interessados e, durante o intervalo,
os alunos encontraram-nos e ficaram com eles para ler.
Depois, os jovens foram convidados a
assistir a um vídeo – “Plágio vs. Inspiração”, extraído do programa Nativos Digitais da RTP2, e a resolver determinados
exercícios sobre os direitos autorais, como forma de aplicação/ consolidação
dos conhecimentos adquiridos, em trabalho de grupo, com a orientação dos Professores
Bibliotecários, Dulce Correia e José Batista, e professores acompanhantes, terminando
com a respetiva correção.
Após este momento, foi distribuído um
guião a cada grupo para preparar a apresentação de um livro à escolha,
recorrendo-se à ferramenta Prezi, com o intuito de o trabalho realizado ser exposto a todos os participantes.
Em suma, tratou-se de uma iniciativa que
abordou, de forma integrada, três aspetos fundamentais, a saber, a importância
e o prazer da leitura como forma de ler melhor o mundo que nos rodeia e crescer
como cidadãos críticos, criativos e interventivos; o respeito pelos direitos de
autor; a utilização das tecnologias.
De referir que os alunos se revelaram muito
interessados e envolvidos em todas as ações desenvolvidas, bem como nas tarefas
propostas, pelo que o balanço final é muito positivo.
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