Dia de S. Valentim - 14.02.2013

No âmbito da comemoração do Dia dos Namorados, o professor bibliotecário, José António Batista, da BE da EPA de Carvalhais, organizou, em articulação com a professora bibliotecária, Dulce Correia, da BE da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Mirandela, a estagiária do IPB, Carla Caldeira, e os professores de Inglês, Marta Cabral e Luís Duarte, várias iniciativas que preencheram todo o período da tarde do dia 14 de fevereiro.
Neste sentido, uma turma da EPA de Carvalhais, acompanhada pela professora Elsa Afonso, assistiu ao colóquio “Educar para a sexualidade e os afetos”,  dinamizado pela Equipa do Projeto da Saúde Escolar e Psicóloga do AEM, Técnico do Centro de Saúde de Mirandela. À mesma hora, decorreu no Auditório da EPA de Carvalhais uma interessante palestra, intitulada “Violência no namoro”, que foi preparada pela estagiária do IPB, Carla Caldeira, e muito bem conduzida pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) – GNR de Bragança.
Seguidamente, teve lugar o primeiro momento pético que consistiu na brilhante declamação de três poemas inéditos, alusivos à temática do amor, pela escritora Odete Ferreira, tendo contagiado o auditório pela forma intensa e apaixonada com que se entrega à poesia.
Posteriormente, decorreu o segundo momento poético, com a recitação de poemas em língua portuguesa, inglesa e castelhana elaborados pelos alunos, no âmbito do concurso Onde te leva o coração?, e de poesia de autores consagrados, seguindo-se a entrega dos prémios aos alunos vencedores.
Passou-se, depois, ao visionamento do filme Escola de Sedução, de Javier Balaguer.
Por fim, foram oferecidos panfletos diversos sobre as temáticas exploradas, marcadores de livros, contendo poemas de poetas de expressão portuguesa e estrangeiros, e ainda um bombom para tornar este dia mais delicioso e repleto de afetos.  
Durante todo o dia, esteve também patente uma exposição com livros e poemas sobre o amor e amizade, na Biblioteca da EPA de Carvalhais, bem como material e respetivos procedimentos para a feitura de uma experiência proposta pela docente de Física e Química, Cristiana Morais.
Muito obrigado a todos os que contribuiram para que este dia fosse verdadeiramente especial e enriquecedor para o processo formativo dos alunos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários