PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study)
Foram publicados no
dia 11 de dezembro os resultados do TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study)
e do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), da
responsabilidade da IEA (International Association for
the Evaluation of Educational Achievement). No primeiro estudo foram envolvidos
600.000 alunos, oriundos de 63 países, e no segundo, 300.000 alunos, de 49
países.
Em leitura, Portugal
situa-se no 19º lugar, com um nível de 541 pontos, ou seja, 41 pontos acima do
valor médio da tabela. Em termos de performance de superação dos níveis
internacionais de benchmarking (625,
550, 475, e 400), Portugal situa-se, igualmente, acima da média em todos os
níveis.
Estes estudos avaliam
o desempenho dos alunos em matemática e ciências, nos 4º e 8º anos de
escolaridade, e em leitura, no 4º ano de escolaridade, permitindo medir as
tendências de evolução dos resultados ao longo do tempo.
No 4º ano de
escolaridade, desde 1995, apenas 12 países elevaram em matemática e 8 em
ciências, os seus níveis médios de resultados. Portugal, onde estes testes
foram feitos desde então, é um destes países.
As raparigas
apresentam, em geral, melhores resultados que os rapazes.
Os factores-chave de
melhoria que influenciam e justificam estes resultados, com os quais nos
devemos congratular, incluem não só a frequência da Educação Pré-escolar, o
apoio familiar, o ambiente escolar ou a atitude dos alunos face à leitura, como
também a experiência e motivação dos professores. A estes docentes apresentamos
felicitações e o reconhecimento pelo trabalho e contributo dados para os bons
resultados atingidos.
A reforçar o sentido
destes resultados, estão, ainda, os dados dos inquéritos relativos aos vários
indicadores de contexto, onde Portugal apresenta níveis de resposta por parte
de alunos, professores e diretores dos estabelecimentos muito positivos, sendo
um dos países onde, na opinião dos respondentes, mais tempo, empenho e
interesse vêem sendo dados a atividades de ensino em torno da língua e da
leitura.
A existência de
bibliotecas escolares bem apetrechadas foi também valorizada, premiando o
investimento que, nos últimos anos, foi feito em Portugal neste domínio.
Veja também: PIRLS 2011 International Results in Reading; PIRLS 2011: desempenho em leitura
(resenha em português)
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