Aprender com a Biblioteca Escolar
“Vivemos uma
época de profunda mudança, fortemente marcada pela revolução tecnológica e
digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social,
designadamente na educação e na escola.
Para serem
bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje,
não só de dominar os saberes convencionais, como um conjunto de novas
competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas.
A
preocupação face a estas exigências, tem determinado a colocação na agenda das
instituições educativas, de novos quadros de referência sobre as aprendizagens
dos alunos que hoje cabe à escola garantir, sendo de assinalar a integração
curricular nestes quadros, de um conjunto de conhecimentos e capacidades
transversais, considerados nucleares no nosso tempo.
Na área
específica das bibliotecas, estes referenciais têm também sido abundantes e
revelado uma grande evolução no seu âmbito e base conceptual, paralela à
confluência da informação com as novas tecnologias, média e ambientes digitais
e ao peso crescente das bibliotecas nos domínios da leitura e destas
literacias.
As
bibliotecas escolares são, pelas condições de acolhimento, acesso à informação
e possibilidades de aprendizagem que facultam, um recurso privilegiado das
escolas para responder a estes desafios.
Foi esta
convicção do papel que as bibliotecas podem desempenhar no desenvolvimento da
literacia da leitura, dos média e da informação e no uso crítico e criativo das
tecnologias, que motivaram a elaboração, pela Rede de Bibliotecas Escolares, de
um referencial de aprendizagens associado ao trabalho das bibliotecas
escolares.
O documento, intitulado Aprender com a biblioteca escolar, surge na
senda dos movimentos de carácter geral referidos e da publicação, em Portugal,
das Metas curriculares,
para as quais pretende contribuir, através de um conjunto de indicadores,
atividades e estratégias de aprendizagem de carácter transversal, essenciais à
afirmação de uma cultura de ensino e aprendizagem que vá ao encontro das
necessidades dos alunos do século XXI.
/…/"
Fonte: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/709.html
[Acedido a 26 de novembro de 2012]
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