O livro do mês de Abril
«Os contos de Hesse limitam-se, deliberadamente, a experiências pessoais. Porém, o vivido é sempre tão autêntico que, mesmo os acontecimentos complicados são relatados com a maior simplicidade, bastando ao autor um mínimo de acção, sem que o interesse pela leitura disso se ressinta. Os seus heróis, que nos fazem sentir bem por não terem nada de heróico, demonstram, fazendo parte do quotidiano, toda a variedade de enredos do comportamento humano.»
BIOGRAFIA
Hermann Hesse nasceu em 1877, em Calw (Alemanha), filho de missionários protestantes. Cedo entra em choque com os pais, que queriam o filho pastor; não se submete à disciplina da escola e foge para a Suíça onde adquire a nacionalidade suiça em 1923.
O jovem escritor casa-se, mas continua revoltado contra o meio burguês e as convenções sociais - como se lê em Gertrud (1910). Muda-se para a Índia e conhece o budismo, que adoptaria pelo resto da vida.
Após o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, engaja-se em actividades contra o militarismo alemão. Em 1919, publica Demian, influenciado pelas ideias do psicanalista Carl G. Jung. (…)
É considerado um dos maiores escritores deste século, igualando-se a contemporâneos ilustres como Thomas Mann e Franz Kafka. Laureado com o Prémio Nobel em 1946, as suas obras estão traduzidas em mais de 30 idiomas.
in http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=398 [acedido em 20/03/2011]
Outras obras disponíveis em Portugal:
• O Lobo das Estepes
• Ainda da Felicidade
• Siddartha
• Viagem ao País de Amanhã
• Contos Sublimes
• Regresso a Casa e Outros Contos
Comentários
Enviar um comentário