Dia Europeu da Internet Segura (8 de Fevereiro): balanço das actividades



Integrado na Semana SeguraNet, que decorreu de sete a treze de Fevereiro, comemorou-se, durante todo o dia, o «Dia Internacional da Internet Segura», no dia oito de Fevereiro, tendo-se realizado várias palestras para todas as turmas da Escola, com o intuito de sensibilizar os alunos para o uso esclarecido, seguro e crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Neste sentido, após a abertura da sessão pelo Professor Bibliotecário, José António Batista, teve lugar uma apresentação interactiva dinamizada pela Professora TIC, Sandra Pinto, juntamente com alguns alunos, sobre “Segurança na Internet”, na qual foram exibidos breves vídeos exemplificativos dos vários assuntos abordados.
De seguida, o Engenheiro Tiago Pedrosa, docente do Departamento de Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Bragança fez uma comunicação, intitulada “Os riscos inerentes à utilização da Net”, alertando os jovens para os múltiplos perigos associados à insegurança na Internet.
Ainda da parte da manhã, realizou-se uma palestra subordinada ao tema “A importância das e-skills e das soft skills para o sucesso profissional de jovens empreendedores”, que foi proferida pelo Engenheiro Pedro Fraga, Director da Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica (ANETIE).
Ao longo da sua intervenção, o Engenheiro Pedro Fraga procurou consciencializar os alunos para as oportunidades e benefícios da educação tecnológica e a utilização das TIC no emprego, referindo que uma carreira de sucesso depende da conjugação das hard skills e das soft skills de cada candidato.
Destacou, também, um conjunto de competências fundamentais que podem conduzir ao êxito profissional, a saber, capacidade de expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, fluência do Inglês, capacidade de liderança, trabalho em equipa, pensamento crítico, espírito inovador e empreendedor, proactividade, exigência e ambição.
Relativamente ao Ensino Profissional, o Engenheiro Pedro Fraga considerou que tem enorme qualidade, devendo haver uma estreita relação com o mundo empresarial e uma forte ligação à realidade local, bem como o reforço da exigência e da auto responsabilização.
Além disso, esta palestra revestiu-se de grande pertinência e utilidade pela temática abordada e porque foi ao encontro de uma das linhas estruturantes do Projecto Educativo da Escola – o empreendedorismo, tendo terminado com a seguinte advertência: “mais do que exigentes com os outros, sejam exigentes convosco!”.
No período da tarde, depois de o Director da ANETIE ter repetido a palestra para outras turmas, foi apresentada uma comunicação com o título “O papel da PSP em fraudes electrónicas”, conduzida pela Equipa de Programas da Escola Segura (EPES) da PSP de Mirandela, Chefe Manuel Martins, Luís Regente e Amílcar Trigo, na qual se alertaram os alunos para a prevenção de fraudes e apresentaram-se estratégias com vista à prevenção de ilegalidades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, devendo prevalecer o respeito pelos direitos de autor.
Foram também tratadas as comunicações via e-mail, redes sociais, Websites e telemóvel.
Por fim, promoveu-se um debate/reflexão, a partir dos diversos alertas da SeguraNet.
Em síntese, o evento, devido ao seu carácter transversal, revestiu-se de grande importância e utilidade, tendo correspondido às expectativas dos participantes, pelo que o balanço bastante positivo.

Comentários