Actividade: "Em busca do livro perdido" - EPA de Carvalhais/Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro

No âmbito do Protocolo de Cooperação, estabelecido no dia 17 de Dezembro de 2010 entre as duas Escolas, já decorreu, no dia 20 de Janeiro, a primeira iniciativa na Biblioteca da EPA de Carvalhais, intitulada "Em busca do livro perdido", na qual participaram setenta e duas crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, acompanhadas pelas respectivas Educadoras/Professoras e elementos da Equipa do projecto Ler: há letra! do Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro. A apoiar esta actividade, esteve também um grupo de dez alunos da EPA de Carvalhais que serviu como mediador de leitura e dinamizador do trabalho desenvolvido.
Depois da distribuição dos alunos por vários grupos, cada mediador foi fornecendo determinadas pistas para as crianças tentarem adivinhar de que livro se tratava.
Descoberto o livro, procedeu-se, seguidamente, à sua apresentação e respectiva leitura, a fim de os próprios alunos expressarem por imagens as principais ideias e personagens do livro desvendado, recorrendo-se, para o efeito, a "lápis gigantes" feitos de cartolina e à sua fértil imaginação.
Por fim, os alunos, através das indicações que cada grupo forneceu, procuraram identificar os títulos dos livros.
No decorrer da acção, todos os intervenientes se empenharam de forma entusiasta nas tarefas propostas e no final puderam expressar a sua opinião sobre a actividade, preenchendo um inquérito de satisfação.
Globalmente, a iniciativa foi do agrado de todos e correu muito bem, possibilitando um intercâmbio profícuo entre miúdos e graúdos, pelo que o saldo é bastante positivo.



Comentários