Prémios Nobel 2010


    
     A atribuição dos Prémios Nobel 2010 está prevista para o dia 10 de Dezembro de 2010, data em que se assinala o aniversário da morte do criador do Prémio Nobel, Alfred Nobel, na cidade sueca de Oslo.
     Trata-se de um dos prémios mais importantes à escala planetária que consiste na distinção de cientistas, escritores, investigadores, pessoas promotoras da paz e dos direitos humanos, entre outras personalidades, a quem é oferecida uma medalha de ouro, um diploma e uma determinada quantia monetária.

     Este ano, os galardoados foram os seguintes:


  • Prémio Nobel da Paz - Liu Xiaobo (chinês) foi premiado pela defesa da democracia e dos direitos humanos.

  • Prémio Nobel da Literatura - Mario Vargas Llosa (escritor hispano-peruano) foi destacado pelo carácter político da sua obra.

  • Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina - Robert Edwards (biólogo britânico) foi o criador da fertilização in vitro.

  • Prémio Nobel da Química - Richard Heck (americano), Ei-ichi Negishi (japonês) e Akira Suzuki (japonês). Estes três cientistas foram destacados pelo seu trabalho sobre as reacções químicas do carbono.

  • Prémio Nobel da Física - Andre Geim (cientista que nasceu na Rússia mas é cidadão holandês), Konstantin Novoselov (cientista com dupla nacionalidade, britânica e russa). O seu trabalho foi distinguido pela criação do grafeno que é um material muito resistente encontrado no grafiti e em outros compostos de carbono.

  • Prémio Nobel da Economia - Peter Diamond (norte-americano), Dale T. Mortensen (norte-americano) e Christopher Pissarides (britânico-cipriota) foram os criadores do método que explica o desemprego.

Comentários