Bem-vindo ao blog da BE da EPA!


A Biblioteca Escolar da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais pretende funcionar como um imprescindível centro de recursos ao serviço da aprendizagem e do sucesso educativo dos alunos, apoiando actividades lectivas, extracurriculares, culturais, a ocupação de tempos livres, de lazer e a formação ao longo da vida, assim como desenvolvendo competências a nível da leitura, da literacia da informação, tecnológicas e digitais.
Neste sentido, com o blog visa-se a partilha de leituras, opiniões, comentários, sugestões, informações, eventos, curiosidades, novidades, estimulando o gosto pela leitura recreativa, o interesse pela ciência, arte, património literário oral, por questões da realidade nacional e internacional e incentivando a participação activa de toda a comunidade educativa.
Em síntese, o bog da BE da EPA de Carvalhais procurará ser uma janela aberta para o mundo que te ajudará a crescer, a sonhar e a vencer!
Contamos com a participação de todos e desejamos muitas e deliciosas leituras!


A Equipa da BE/CRE



Carta de direitos das bibliotecas escolares

Direito à vida … não basta uma tabuleta na escola a dizer “BIBLIOTECA”.
Direito a crescer … são necessárias condições materiais e humanas para haver esperança de vida.
Direito à qualidade … onde caibam investimentos e projectos…
Direito à dignidade … compete aos órgãos de gestão desenvolver uma política de informação e de sensibilização que promova a valorização da imagem da Biblioteca. De forma a preservar a Dignidade, deverão ser banidas as práticas de censura dos fundos documentais e de humilhação do papel da Documentação nas escolas.
Direito à igualdade … para que se sirva quem procura e se cative quem passa ao lado.
Direito à liberdade … porque só espaços sem censura e de acesso aberto podem criar cidadãos livres e autónomos.
Direito à diferença… para que cada biblioteca desenvolva com projectos adaptados à sua realidade escolar e extra-escolar.

In Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação (1996:67-69): Ed. BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

Comentários